Primeiro dedilhado: como fazer o seu?

Primeiro dedilhado: como fazer o seu?

Tempo de leitura: 7 minutos

Está começando a tocar violão e gostaria de algumas dicas para fazer o seu primeiro dedilhado? Calma, você não sabe o que é dedilhado?

Você está no lugar certo, aqui vou te ajudar tanto a entender o que vem a ser o vibrado e como encurtar o caminho para fazer o seu primeiro dedilhado com perfeição.

O que é o dedilhado no violão?

Para começarmos é preciso separar algumas questões. O dedilhado é um termo utilizado apenas para o violão popular. É uma técnica que recebe esse nome apenas no violão popular, no violão clássico essa mesma técnica recebe o nome de arpejo.

O vibrado, como o próprio nome sugere, diz respeito ao ato de dedilhar o violão de modo a produzir notas musicais. O arpejo é exatamente a mesma coisa, mas feito exclusivamente no violão clássico.

Bom, agora que você já sabe o que vem a ser o dedilhado, ou seja, literalmente passar os dedos sobre as cordas para produzir musicalidade, vamos conhecer um pouco a estrutura do violão para que você tenha ideia de como o seu primeiro vibrado vai sair.

Meu primeiro dedilhado começou no conhecimento do violão

Aqui poderia fazer uma grande lista sobe todas as estruturas do violão, mas vou me ater principalmente aquelas que você precisa saber para poder praticar o seu dedilhado.

O violão é composto por seis cordas e aqui vem o primeiro erro de muitos iniciantes. O violão é composto por seis cordas e muitas pessoas começam a contar de cima para baixo, mas a primeira corda, vista de cima é, na verdade, a sexta corda e não a primeira.

Às três primeiras cordas a aparecerem no violão, que são respectivamente a sexta, quinta e quarta, são as cordas graves. São denominadas tanto como cordas sexta, quinta e quarta, quanto cordas de som grave. As demais são a terceira, segunda e a primeira. A primeira corda do violão é sempre a sua última.

Mas, como fazer o meu primeiro dedilhado?

Agora que você conheceu o básico sobre a estrutura do violão, vamos para o seu primeiro dedilhado. O vibrado é algo fácil de ser feito, mas para que faça sentido e que você perceba a sua essência é importante investir em aprimorar a sua musicalidade que falarei no final deste post.

Com o dedão dedilhe, ou melhor, passe o dedão das cordas seis, cinco e quatro. O indicador é o dedo que deve tocar na corda três, sempre. O dedo indicador deve sempre tocar a corda três, na sequência do polegar.

O dedo do meio toca a corda dois e por fim o dedo anelar toca a corda um. O dedilhado não utiliza o dedo mindinho que dá apenas suporte.

Assim que você aprender e dominar essa questão da postura dos seus dedos frente a boca do violão, você estará pronto para treinar incansavelmente até finalmente o seu vibrado sair perfeitamente.

Para que você faça um bom dedilhado não tem segredo. É preciso que você domine a posição das mãos e pratique inúmeras vezes, até ficar fácil para você que o dedo polegar toca sozinho três cordas, e as outras três são tocadas pelo indicador, dedo médio e anelar.

Este é o movimento básico do vibrado e você precisa estar fera nele para aprender outros tipos de dedilhado que são utilizados em muitas músicas conhecidas que são utilizadas por alunos em todo o mundo durante o seu aprendizado.

Clique aqui e baixe um presente que preparei para você!

Meu primeiro dedilhado clássico

Agora que você já aprendeu a fazer o dedilhado básico vamos para o dedilhado clássico. Como o nome sugere, ele é um movimento clássico utilizado em muitas músicas que conhecemos e nos imaginamos aprendendo a tocá-las. Tudo começa com o dedilhado básico que evolui para o dedilhado clássico e pimba, você estará perto de tocar essas canções.

O dedilhado clássico, para quem já aprendeu o dedilhado básico é fácil e como diriam, é um verdadeiro mamão com açúcar.

É basicamente o mesmo movimento, mas quando você bater a corda um com o dedo anelar, ao invés de já voltar para o toque da corda seis com o polegar, volte para o toque da corda três com o indicador, da corda dois com o dedo do meio e da corda um com o anelar.

O dedilhado clássico consiste no mesmo movimento do dedilhado básico, mas ao invés de tocar uma vez as cordas três, dois e um, você as tocará duas vezes antes de finalizar um dedilhado.

Repita tanto esse dedilhado como o dedilhado básico. Quanto mais você investir em praticar melhores serão os seus resultados e você tocará melhor mais rapidamente.

Dedilhado alternado

Esse dedilhado é um dos mais difíceis de serem executados e para alcançá-lo você vai precisar praticar bastante. Então não desista se inicialmente você não conseguir dominá-lo. Realmente é um vibrado difícil de ser feito e que foge bastante do dedilhado básico e igualmente do dedilhado clássico.

O dedilhado alternado, como o nome sugere, é um vibrado em que a ordem dos dedos é alternada e não segue a regra nem mesmo do primeiro dedilhado que vimos, nem tão pouco do segundo.

A sequência para tocar esse vibrado alternado é a seguinte: polegar, indicador, dedo médio, indicador, anelar, dedo médio, anelar.

Difícil, não é? Mas nada que você não consiga fazer. Tenho certeza que com um pouco de prática e, sobretudo paciência você vai dominar o dedilhado alternado tão como conseguiu dominar o dedilhado básico e o clássico.

O importante aqui é não desistir e praticar diariamente apesar do desafio e do quão possa ser frustrante não conseguir assim tão facilmente.

Uma dica que eu dou é que você pratique esse dedilhado o mais lentamente possível para assimilar a sequência e os movimentos. Somente acelere o ritmo quando se sentir seguro.

Quer saber como tocar violão passo a passo? Clique aqui e saiba mais!

Sequência alternada dois

É importante saber mais de um vibrado para que você possa variar ao tocar uma música ou outra. Por isso estou aqui trazendo tantos dedilhados para você praticar.

Esse vibrado é uma variação do anterior e eu o chamo de alternado dois, ou de sequência alternada dois.

É similar ao dedilhado anterior, a única diferença é que a sequência dos dedos muda um pouco e igualmente é preciso que você tenha paciência para aprender e praticar.

Aqui a sequência é a seguinte: dedo polegar, indicador, dedo médio, indicador, anelar, dedo médio, indicador e dedo médio.

As coisas estão ficando mais difíceis, não é? Mas eu tenho certeza que você consegue. Mas para isso vai precisar se dedicar e muito a prática regular destes exercícios regularmente.

O ideal para alcançar resultados mais rapidamente é por meio do treino diário.

Potencializando a sua musicalidade

No início falei que para que você aprecie o seu vibrado e tenha uma visão diferente da música e propriamente do ato de tocar violão, é preciso desenvolver a sua musicalidade. Mas você sabe como fazer isso?

A musicalidade nada mais é do que uma natural sensibilidade a música. O que muda a nossa interpretação e visão das obras musicais. Mas para desenvolvê-la é necessário treinamento.

Um dos melhores exercícios para melhorar ou aguçar a sua musicalidade é tentar perceber a altura das notas e seus intervalos. Uma boa maneira de fazer isso é tocando a escala do seu instrumento e perceber os sons na troca das notas.

Com a prática vá se habituando aos sons. Sua musicalidade vai se tornar refinada.

Gostou de saber mais sobre como fazer seu primeiro dedilhado? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

4 Comentários


  1. Bom dia!!!
    Violão em 8 semanas Valor estava R$ 97,00.
    Fui realizar a compra já estava em outro valor R$ 127,00.

    Responder

  2. Bom dia pensei que seria gratuito as aulas mais DITADO BRASILEIRO QUANDO A ESMOLA E GRANDE O SEGO DESCONFIA

    Responder

    1. Sr José, o ebook chega através de um link, porém respondemos por e-mail com arquivo em anexo.
      Bons estudos.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *