Tempo de leitura: 3 minutos
Saber como trocar as cordas do violão é algo que todo violinista deve saber. Afinal, elas podem arrebentar no meio de uma apresentação ou ainda quando você estiver praticando sozinho.
Para ajudar você a entender mais sobre como trocar as cordas do violão, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Passo a passo para saber como trocar as cordas do violão
O procedimento para aprender a alterar as cordas de violão é quase idêntico em qualquer tipo de instrumento de cordas. Abaixo eu preparei um passo a passo completo para você aprender a trocar as cordas do violão:
Passo 1. Remova as cordas anteriores
O primeiro passo para aprender a mudar as cordas de um violão clássico é… remover as anteriores! Para isso, vamos desaparafusar os pinos para soltar cada uma das cordas do seu violão e desamarrá-los.
Feito isso, temos que desfazer os nós da ponte e esticar para remover toda a corda.
Claro, esta etapa pode ser feita para uma ou mais cordas no caso de mudar todo o jogo de cordas.
Clique aqui e baixe um presente que preparei para você!
Passo 2. Coloque as cordas novas em seu violão
O próximo passo para aprender a trocar as cordas do violão é colocar corretamente as cordas novas no rastilho do violão.
Como você pode ver a olho nu, as cordas de nylon geralmente têm uma extremidade mais flexível, como se fosse uma mola, para tornar o nó da corda mais confortável.
Nós pegamos essa extremidade da corda e a inserimos no buraco do rastilho. Certifique-se de que cada corda corresponda ao buraco correspondente (com isso eu quero dizer, garanta que está usando a ordem correta!).
Em seguida, fazemos um nó para fixar a corda quando começamos a pressionar.
Passo 3. Coloque as cordas nos pinos correspondentes em seu violão
Estamos quase terminando! Agora só temos que pegar a outra extremidade da corda e inseri-la no orifício do pino correspondente.
Fazemos outro nó e apertamos um pouco o pino para que a corda fique várias voltas e fixada com o excesso dela.
Apertamos os pinos para ajustar as cordas do violão.
Passo 4. Corte o excesso de extremidades das cordas
Ótimo! Já conseguimos trocar as cordas do violão. Calma, certo? Agora só temos que pegar o cortador de unhas e cortar o excesso de extremidade das cordas.
Quer saber como tocar violão passo a passo? Clique aqui e saiba mais!
Passo 5. Afine o seu violão
Agora que temos um violão com cordas novas, temos que afiná-las novamente. Para fazer isso corretamente, baixe um aplicativo que lhe poderá lhe orientar.
Contudo, tenha calma ao afinar seu violão. Como as cordas provavelmente estão muito soltas, você precisará de tempo para afinar o instrumento. Vá com calma e não faça movimentos muito bruscos. Caso contrário, você poderá estourar a corda.
O indicado é que você veja um profissional fazer isso antes de tentar sozinho, mas se não for possível tenha calma, você vai conhecer.
Conclusão
Saber trocar as cordas do violão é algo totalmente necessário, como falei no início do artigo. Não há nada mais desagradável do que estar tocando uma música e a corda estourar, não é mesmo?
Mas ao dominar a arte de trocar cordas do violão, você poderá continuar seu treinamento em poucos minutos.
De fato, esse não deve ser um empecilho na hora de você treinar. Contudo, lembre-se sempre de ter cordas reservas para qualquer emergência que possa surgir.
Gostou de saber mais sobre como trocar as cordas do violão? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Link permanente