Reading time: 7 minutes
Nesse artigo eu quero te apresentar os principais acordes de violão super fáceis para iniciantes. Consistem em acordes simples de executarmos, usando comumente de dois a três dedos, sem o uso da pestana, ou seja, não tem porque você não se comprometer a aprendê-los, sem contar que são parte central do processo de aprendizado de todo iniciante. Ou seja, você está esperando o que para começar a aprendê-los?
Antes de seguirmos tenha em mente que nota e acorde não correspondem a uma única coisa, muitas pessoas acabam se confundindo e colocando tudo em um mesmo barco. Ambos estão relacionados, mas não são uma coisa só, estão diretamente relacionados, mas é preciso que se faça as suas devidas distinções.
Além disso, vale mencionar, que caso você conheça um pouco de diagrama básico de violão, será ainda mais fácil o processo de reprodução dos acordes visto que ele traz exatamente todas as demarcações sobre o acorde em especial. Mas caso você ainda esteja se habituando com os diagramas, não se preocupe, também detalharei o máximo possível o posicionamento dos seus dedos para a realização do respectivo acorde.
Não se preocupe, eu realmente quero que você consiga aprender após a conclusão desse artigo. Está preparado? Vamos conhecer os principais e os mais fáceis acordes de violão para iniciantes?
Acordes de violão super fáceis para iniciantes
Dó Maior
O Dó Maior é o nosso primeiro tríade e para executá-lo você vai precisar de três dos seus dedos. Eles são o indicador (1), o médio (2), e o anelar (3).
O dedo indicador, deve estar colocado na casa um pressionando a segunda corda do instrumento, o seu dedo anelar deve estar na casa dois pressionando a corda quatro do violão. Por último o anelar deve estar na casa número três pressionando a quinta corda.
Prontinho, lembre-se apenas que a sexta corda não é tocada nesse acorde. Esse corresponde ao acorde tríade Dó Maior.
Ré Maior
Na execução do Ré Maior você vai utilizar os dedos utilizados no Dó Maior, ou seja, o anelar, o médio e o indicador. Lembre-se da numeração dos dedos, 1, 2 e 3.
Nesse caso, dedo um, indicador, deve ser colocado na segunda casa segurando a corda número três. O dedo médio também deve estar na segunda casa, mas deve segurar a corda número um. O dedo anelar deve ser ir para a casa três pressionando a segunda corda do instrumento.
Na execução do Ré Maior as cordas cinco e seis não são tocadas. A quarta corda é fundamental para a execução do Ré e devemos nesse sentido tocá-la.
Acordes de violão super fáceis para iniciantes: Ré Menor
Esse acorde altera apenas uma pequena coisa em relação a anterior, mas você precisará reposicionar seus dedos do contrário não conseguirá executá-la adequadamente.
O dedo indicador segue para primeira casa, segurando a primeira corda. O segundo dedo, o médio também é reposicionado e vai para a posição que outrora mantivemos o indicador. Ou seja, agora o dedo dois estará na segunda casa segurando a corda três.
O terceiro dedo não é alterado em relação à execução do Ré Maior.
Acorde Sol Maior
Nesse acorde mantemos a utilização dos três dedos, como temos feito até aqui. O dedo indicador para realização desse acorde se desloca para segunda casa para pressionar a quinta corda. O dedo dois vai para a casa número três pressionando a sexta corta e o dedo três por fim também permanece na terceira casa, mas nesse caso segurando a corda um, a primeira corda do violão.
O acorde Sol Maior é mencionado como Gm. G presentando o Sol e m maior.
Acordes de violão super fáceis para iniciantes: Lá Maior
Esse sem dúvida alguma consiste em um dos acordes mais fáceis de ser executado por um iniciante no violão e isso justamente porque os dedos de posicionam todos em uma mesma casa bem próximos. Muitos iniciantes começam a praticar acordes com o Lá Maior dada a sua facilidade.
Para fazê-lo você vai precisar posicionar o dedo 1, 2 e 3 na segunda casa. O dedo indicador pressionando a corda número quatro, o dedo médio pressionando a corda três e o dedo três pressionando a corda dois.
Para tocar o Lá Maior apenas se lembre de não tocar a sexta corda.
Acorde Lá Menor
O Lá Menor é similar ao Lá Maior, você só precisará reorganizar os dedos em relação a ele, mudando uma nota apenas. Ou seja, ele também corresponde a um acorde simples de tocar. Veja só.
Para reproduzir o Lá Menor você precisará deixar os dedos médio e anelar (2 e 3) na segunda casa. O dedo indicador na primeira casa. De fato, o dedo médio pressionará a corda quatro e o dedo anelar pressionará a corda três. O dedo indicador pressionará a corda dois do instrumento.
Acorde Mi Maior
Para tocar o Mi Maior você deve pegar os dedos como estão e pule para o acorde Lá Maior. Calma, eu te explico isso melhor. É que se trata basicamente do mesmo posicionamento dos dedos, mas na casa de cima.
Nesse caso os dedos médio e anelar vão para a segunda casa. O médio pressiona a quinta corda e o anelar a quarta corda. O dedo anelar fica na primeira casa e pressiona a corda três.
Na execução desse acorde você pode tocar o jogo completo de cordas do violão ao contrário do Lá Maior que oculta a sexta corda que não pode ser tocada.
Mi Menor
Sem dúvida é certamente o acorde mais fácil. Você vai necessitar apenas de dois dedos posicionados praticamente lado a lado na mesma casa. Ou seja, o Mi Menor corresponde a um acorde obrigatório para todo iniciante.
Para a execução do Mi Menor você pode usar tanto os dedos indicador e médio, como médio e anelar, o que se sentir mais confortável. Para isso você posicionará os dedos escolhidos na segunda casa. Caso você escolha os dedos um e dois deve posicionar o dedo um de modo a pressionar a corda cinco e o dedo dois a corda quatro.
Ré Maior com sétima
Agora quero compartilhar contigo como tocar uma tétrade, mas não se preocupe, é uma das mais simples para iniciantes. O Ré Maior com sétima é bem próxima dos acordes que já vimos aqui e não vai ser difícil aprendê-lo.
O dedo indicador fica na primeira casa segurando a corda dois. O dedo médio e o dedo anelar ficam ambos na segunda casa, o primeiro pressiona a corda três e o segundo a corda um. Lembre-se que para esse acorde não são tocadas as cordas cinco e seis.
Lá Maior com sétima
O Lá Maior com sétima também é uma tétrade bem tranquila para você que está aprendendo para conseguir executá-la com facilidade você não vai precisar de muito. Aliás, acredito que seja mais fácil que a Ré Maior com sétima. Você vai precisar apenas da junção de dois dedos que se posicionam em uma única casa, nesse caso na casa dois.
Aqui você também pode utilizar o dedo dois e três, ao invés de um e dois.
Permalink
Não terminei de ler o artigo. Porém, a descrição do re maior (D) está errada, já que no texto, se instrui para que o dedo indicador vá na terceira casa, mas na verdade vai na segunda (indo na terceira, estaríamos fazendo uma quinta aumentada, o que não soa nada bem na maioria dos contextos). Não revisei todos os outros acordes, mas me parece que só tem esse erro, mas o ideal seria revisar o conteúdo da postagem inteira.
Permalink
Muito obrigado, feito a correção.