Nome das cordas do violão, passo a passo completo para iniciantes

Nome das cordas do violão, passo a passo completo para iniciantes

Tempo de leitura: 7 minutos

Se você está começando agora no aprendizado do violão precisa ter em mente que o aprendizado das cordas é um passo fundamental para que você efetivamente deslanche no processo. Isso porque muitas coisas dependem do conhecimento do nome das cordas do violão.  

Aqui você encontra um guia completo do passo a passo com o nome das cordas do violão para iniciantes que te ajudarão a começar de fato a dominar o instrumento, de maneira preliminar, mas que será importante para o seu desenvolvimento.

Por que aprender o nome das cordas do violão é importante? 

Aprender o nome das cordas é importante simplesmente porque uma das coisas mais simples do instrumento, que é afinar, por exemplo, depende do conhecimento do nome e localização das cordas. Ou seja, você realmente precisa do conhecimento dessas cordas nominalmente para começar a dar os seus primeiros passos com o violão.

Além disso, é algo simples de aprender que você não terá nenhuma dificuldade, talvez apenas memorizar cada uma delas, mas basta um pouco de persistência e logo você as terá na ponta da língua.

Quando você está aprendendo a tocar, conhecer o nome das cordas, seja da guitarra ou do violão, pode ser uma das coisas mais importantes. Mas ao fazer isso você vai aprender que, na verdade, não existe nome das cordas do violão, o que ocorre é uma afinação para elas.

Ou seja, em outras palavras o que ocorre é que há um padrão de afinação utilizado pela maioria dos músicos que faz com se torne o nome das cordas do violão quando, na verdade, corresponde unicamente ao nome da afinação que elas recebem.

Esse padrão de nomes e notas pode ser modificado?

Se você está se perguntando ai se esse padrão comumente utilizado e aceito pelos músicos que determina o nome de afinação de cada corda pode ser modificado. Sim! A resposta é sim, pode sim ser modificado de maneira tranquila.

Por exemplo, veja bem, se ao realizar o processo de afinação das cordas você simplesmente afinar cada uma delas por outras notas que não suas notas primárias você acabará alterando o nome delas, ou o nome de sua respectiva afinação. Aqui inicialmente quero te apresentar as cordas, ou nomes primários, utilizados pela maioria dos músicos.

Cada uma das cordas do violão

O violão possui seis cordas que são afinadas de acordo com as notas que as afina. Igualmente tais cordas são numeradas por números ordinais.

A primeira corda do violão é a mais aguda de todas e é a número um e recebe na afinação padrão o nome de Mizinha ou Mi Maior. A corda número dois, ou segunda corda recebe o nome de Si, ou B. A terceira corda do instrumento é a corda G, ou a Sol.

A quarta corda do violão é a Ré, também mencionada por D. A quinta e penúltima corda é a corda Lá, ou A. Por último, mas não menos importante temos a Mizona, ou Mi Menor, a sexta corda do violão e uma das mais difíceis de ser afinada. Isso porque consiste em uma das cordas mais grossas do instrumento. E se faz necessário um cuidado na hora de afiná-la para não apertá-la demasiadamente a ponto de rompê-la.

Esses são os nomes primários das respectivas notas que são reproduzidas em cada uma das cordas do violão. Contudo, como vimos anteriormente o violão pode ser afinado com outras notas que não as primárias e não há nada de errado nisso.

 O que fazer agora? 

Agora que você já sabe que cada corda tem um som e que esse som pode ser modificado de acordo com o que você deseja, é hora de saber que você pode simplesmente combinar as notas para fazer sons, denominados de acordes.

Os acordes e as notas são diferentes entre si, mas como você deve ter percebido a essa altura eles estão diretamente relacionados. Ao realizar a afinação do seu instrumento de acordo com um sistema de afinação que pode ser o padrão que eu te mostrei ou outro, você pode começar a tocar os seus primeiros acordes.

Para que você consiga fazer um acorde você precisa lê-lo em algum lugar, não é mesmo? E você pode fazer isso tanto através dos diagramas básicos quanto das partituras. Os diagramas são visualmente mais atrativos e aparentam ser mais fáceis para quem está começando agora, mas as cifras não são bichos de sete cabeças.

Com um pouco de insistência e treino você será capaz de ler os acordes em ambos os formatos. Aliás, alguns estudantes preferem muito mais recorrer às cifras. Elas mostram as cordas, quais devem acabar sendo apertadas, a sequência a tocar para a reprodução de uma determinada melodia, por exemplo.

Há vários acordes que você pode fazer com o violão, seja lendo uma cifra ou lendo um diagrama básico. Independente dos acordes feitos eles serão sempre variações das notas Dó (C), Ré (D), Mi (E), Sol (G), Fá (F), Lá (A) e Si (B), que podem aparecer apenas pelas suas respectivas letras.

Afinação do violão

Como você aprendeu aqui, o nome das cordas depende sobretudo da afinação que elas recebem, e saber afinar deve ser uma preocupação de todo iniciante no aprendizado. Aqui quero compartilhar brevemente como você pode afinar o seu violão de maneira simples fácil e rápida.

Uma das melhores maneiras de afinar o violão para quem está começando é através do uso de um afinador eletrônico que você pode adquirir em qualquer casa de instrumentos musicais com um preço bem acessível.

Outra maneira de afinar o violão de maneira bem eficaz é por meio de aplicativos ou sites que oferecem essa funcionalidade. No caso dos sites a desvantagem acaba sendo que você precisará estar conectado a internet e igualmente precisará de um microfone para capturar o som das cordas, sem contar que não se faz possível levar o afinador para qualquer lugar, para o caso do computador.

No exemplo dos aplicativos para celular esse problema acaba sendo resolvido, mas você ainda precisará estar conectado a internet e ter um microfone para captação do som.

Na prática…

Independentemente do modelo escolhido, o processo de afinação é similar. Você deve tocar a corda que deseja afinar e o afinador apresentará uma mensagem em seu visor. Caso ele posicione o seu ponteiro no centro e apresente uma rela verde tudo indica que a corda está afinada, apenas repare se a nota mostrada corresponde com a nota padrão ou a nota desejada para a referida corda.

Feito isso passe para a outra corda, até concluir o processo de afinação de todas elas. Caso o afinador mostre uma cor vermelha em seu visor, não aponte seu ponteiro para o centro ou ainda a nota apresentada não corresponda a nota que de fato deve apresentar se faz necessário fazer o ajuste na corda.

Esse ajuste pode ser tanto apertar ou afrouxar a corda. Até que o afinador apresente a mensagem de tela verde e nota desejada para a respectiva corda do instrumento.

Viu só? Afinar o seu violão não consiste em uma árdua tarefa. Tudo o que você precisa ter acaba sendo um afinador que auxiliará no processo. E permitirá que suas cordas estejam afinadas para tocar os acordes que quiser.

Então o que você está esperando para começar hoje mesmo?

3 Comentários


  1. Não seria a mizinha embaixo, a primeira corda?
    E a mizona encima?A 6° corda?

    Responder

  2. Em se tratando de cordas de violão, não existe corda Mi Maior ou Mi Menor. São duas cordas afinadas em Mi, com 2 oitavas de diferença em suas alturas . Uma mais grave (a mais grossa) e uma mais aguda (a mais fina).

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *