O que são acordes? Tudo o que você precisa saber!

Tempo de leitura: 3 minutos

o que são acordes

Se você é novo no violão, provavelmente só sonha com uma coisa: ser capaz de tocar suas músicas favoritas, compostas por aqueles que te deram vontade de começar as aulas… Mas antes disso, você necessariamente precisará saber o que são acordes e como os fazer.

Embora esta etapa possa parecer difícil no início, ela permite que você adquira todos os fundamentos para simplificar e acelerar a progressão posteriormente.

Para ajudar você a entender mais sobre o que são acordes, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que são acordes?

Os acordes são a essência para tocar violão: mesmo que você conheça apenas três ou quatro, por exemplo, você já pode se divertir com algumas dezenas de músicas sem problemas!

É possível resumir a definição de acorde. É um grupo de pelo menos 3 notas tocadas simultaneamente.

Se pararmos nesta explicação simples, podemos acreditar que qualquer iniciante que toca 3 notas ao mesmo tempo atinge um acorde. Na verdade, não podemos “criá-los” ao acaso, sob o risco de gerar sons sem harmonia.

Na maioria das vezes, um acorde é formado por notas localizadas na mesma escala (consonâncias). Obviamente, você não terá que criar nada ao iniciar no violão, porque as notas já serão fornecidas a você.

Portanto, mesmo se você nem sempre distinguir consonâncias de dissonâncias, você pode ir em frente!

Quer saber como tocar violão passo a passo? Clique aqui e saiba mais!

Quais tipos de acordes existem?

Acordes abertos

Existem duas famílias de acordes no violão. O primeiro é formado por acordes abertos. Em outras palavras, algumas cordas estão vazias.

Acessível para iniciantes, essas notas geralmente parecem ser simples de reproduzir e memorizar. O mais difícil é passar de um acorde para outro, porque você tem que mudar a posição do braço e mexer os dedos.

Acordes de barra

Acordes de barra não permitem cordas “abertas”. Você tem que conseguir bloquear todas as cordas com uma mão. O dedo indicador, muito usado nesta fase, pode doer para quem não está acostumado.

Por outro lado, esta prática tem a vantagem de facilitar as sequências: quando você consegue executar uma barra, você muito naturalmente se posiciona em outra casa do braço do violão para obter outro som.

Clique aqui e baixe um presente que preparei para você!

Como ler corretamente uma partitura no violão?

Para dominar seus primeiros acordes de violão, você terá que experimentar a leitura de uma grade de notas.

Espontaneamente, alguns iniciantes temem esse aprendizado – mas na verdade, é suficiente entender como funciona interpretar qualquer grade de acordes de forma simples e intuitiva.

Concretamente, cada grade reúne três informações essenciais: as cordas a tocar, as caixas nas quais intervimos e os dedos a usar.

De cima para baixo, você pode acessar os números das casas no braço do violão. Finalmente, os números colocados nas cordas indicam para onde vai cada dedo.

Às vezes usamos apenas pontas. Assim sendo, não são informados os dedos utilizados.

Vale lembrar que, mesmo em acordes abertos, muitas vezes não poderemos tocar todas as cordas. Isso pode ou não estar indicado na grade. Em suma, depende do formato usado.

Conclusão

Agora que você já sabe o que são acordes, poderá começar a aprofundar o seu aprendizado na prática, aprendendo os mais diversos acordes que existem.

Gostou de saber mais sobre o que são acordes? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *