Tempo de leitura: 7 minutos
De fato, aprender a tocar violão iniciante sozinho é totalmente possível. Tudo o que você precisa é de determinação para alcançar os seus objetivos.
7 estratégias para aprender a tocar violão iniciante sozinho
Dica 1: É melhor aprender muito devagar e corretamente do que aprender rápido e mal
Quando você aprende a tocar violão, geralmente é impulsionado pela sua paixão. E assim tendemos a querer ir “mais rápido”, querendo tocar nossas músicas favoritas desde o início do nosso aprendizado. Antes mesmo de você ter uma boa base.
Para poder tocar bem, você deve saber como tirar um tempo para aprender corretamente.
Tirar um tempo para fazer exercícios permitirá que você evite assumir maus hábitos.
Por exemplo, para aprender a tocar sequências de acordes:
- É bom tocar a nota de cada corda para garantir que os dedos estejam corretamente colocados em cada corda para tocar o acorde desejado.
- Então, é bom aprender cada acorde separadamente até dominá-lo corretamente.
Dica 2: A regularidade prevalece ao longo do tempo
Aprender é uma atividade muito gratificante, mas também pode ser entediante.
O tempo de aprendizagem deve ser mais bem espalhado para melhor assimilar o conhecimento. Ao aprender violão dessa maneira, você poderá fortalecer seus dedos de forma eficaz.
Não se pode dizer o suficiente: Paciência e tempo são fundamentais e isso é mais do que válido quando se trata de aprender violão.
Assim, é melhor treinar 15 minutos por dia do que 2 horas todos os domingos. Claro que se você puder aumentar esse tempo para 30min-1h por dia ou até mais, será ainda mais eficaz.
Então organize o seu dia para planejar suas sessões de treinamento…
Aqui estão algumas dicas extras:
30 minutos de guitarra por dia
De fato, 30 minutos de violão por dia são completamente adaptados e alcançáveis em sua rotina. 30 minutos permitirão que você tenha tempo para assimilar coisas novas se trabalhar em um exercício novo.
Você tem 5 minutos à sua frente?
Cada momento é bom para pegar seu violão em suas mãos. Em suma, aproveite cada momento para investir no seu aprendizado de violão.
Varie os exercícios
Aconselho que você varie os exercícios, não se concentre apenas em um. Você deve ficar livre e seguir seus desejos.
Não se force!
Tirar tempo também significa tirar o tempo DO VIOLÃO. Se um dia você não quiser, você pula seu treinamento. A diversão deve ser onipresente! E então você verá, às vezes os dedos doem um pouco. Quando isso acontecer, faça uma pausa para não se tornar desagradável.
Dica 3: Saiba aprender com os outros
Parece lógico, mas como iniciante em violão, não sabemos tudo.
Às vezes, aprendendo sozinho, você desenvolve hábitos muito ruins.
Portanto, não hesite em se expor às críticas de profissionais experientes para corrigir seus maus hábitos ou não os adotar e, assim, progredir mais rápido.
Também aconselho você a usar a experiência de outras pessoas para estruturar seu aprendizado.
Dica 4: Estruture seu aprendizado
Quando você começa, provavelmente se pergunta regularmente o que aprender, dependendo do seu nível em constante mudança.
Para fazer isso, você pode:
- Faça aulas com um professor de violão com um método e exercícios comprovados. A vantagem dessa escolha é que ela permitirá que você aproveite o julgamento de um profissional para ajudá-lo.
- Aprenda sozinho com métodos completos de aprender violão. Existem muitos livros, DVDs ou métodos de internet.
A vantagem de escolher um método pronto é que eles geralmente já funcionaram para muitas pessoas, e é claro, irá lhe ajudar também. Além disso, eles geralmente são mais econômicos do que um professor particular.
Dica 5: Aproveite a nova tecnologia sem se espalhar
Uma paixão leva tempo… E sua paixão pelo violão pode levar muito tempo. Além disso, se você ler este artigo, é provável que passe algum tempo na internet procurando conselhos em fóruns e assistindo a vídeos de violinistas…
Então aqui está minha última dica, se você quiser progredir, aconselho você a passar mais tempo em contato com seu violão e um pouco menos em contato com seu teclado!
Claro que alimente sua paixão pelo violão, essas informações em fóruns, assistir vídeos ou ler artigos em blogs são úteis ou mesmo necessárias. Este tempo permite que você aumente sua motivação para garantir que isso não diminua seu progresso.
Em conclusão, libere tempo para aprender corretamente o método estruturado que você escolheu. E não há vergonha em fazer suas perguntas.
Dica 6: estabeleça objetivos de curto e longo prazo
Definir metas claras e alcançáveis permite que você enquadre seu aprendizado de violão! Sem isso, corremos o risco de nos distrair… e desistir rapidamente. Esta é uma dica para iniciantes em violão fundamental.
Um exemplo de um objetivo de curto prazo seria conseguir tocar uma sequência de acordes específica ou tocar uma música ou melodia mais rapidamente.
Um exemplo de um objetivo de longo prazo pode ser aprender várias músicas da discografia do seu grupo/cantor favorito.
Se você é regular, em 1 ou 2 meses você ficará impressionado com sua evolução na prática do violão!
Dica 7: cante tudo o que ouvir!
Não importa se você canta errado! Não precisa saber a letra ou ter a voz de Céline Dion: o que importa aqui é simplesmente capturar a melodia!
O canto permitirá que você integre o ritmo, sinta-o melhor. Comece e livre-se de qualquer desconforto!
E é fundamental aprender a tocar violão em ritmo.
Gostou de saber mais sobre como aprender a tocar violão iniciante sozinho? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Link permanente
Explicação muito interessante.Empolga e esclarece tudo sobre esta aprendizagem.
Link permanente
Que bom que gostou.
Vamos juntos.
https://violaodomagno.com/auladeviolao8semanas/