Acordes com precisão: como fazer corretamente?

Acordes com precisão: como fazer corretamente?

Tempo de leitura: 7 minutos

Quando converso com pessoas que estão tentando aprender a tocar violão a maior dificuldade é como soltar os dedos para poder fazer os acordes com precisão. A resposta é simples, por meio de exercícios de alongamento.

Todavia, de fato, se você nunca pegou um violão e está tentando aprender do zero agora, vai sentir muita dificuldade para fazer acordes com precisão, sobretudo, aqueles acordes que precisam de maior abertura dos dedos.

A troca de acordes é difícil para os iniciantes e isso acontece principalmente porque quem nunca tocou possui a coordenação motora dos dedos mais grossa, e com o treinamento adequado você passará a ter uma coordenação mais fina que te proporcionará realizar todos os acordes com precisão.

Para ajudar quem está pensando em começar a tocar violão separei exercícios de alongamentos para os seus dedos.

O objetivo dos exercícios que separei aqui são dar flexibilidade entre os seus dedos e igualmente força para fazer os acordes das músicas que deseja tocar. Treinando regularmente você terá, em curto prazo, maior abertura entre os dedos e conseguirá alcançar as casas mais distantes. Mas vamos direto ao ponto.

Exercícios de alongamento para fazer acordes com precisão

Um exercício importante para quem deseja chegar as casas mais longes é fácil e simples de ser feito. Vamos tocar cada uma das casas com cada um dos dedos.

Veja, nesse primeiro momento, como o objetivo é aumentar a flexibilidade, vamos manter o toque das cordas apenas com o polegar. Mas a cada casa que vamos subindo, vamos trocando os dedos que farão os acordes a começar pelo dedo um, casa um.

Faça quantas repetições quiser, mas lembre-se que quanto mais você treinar mais rapidamente os resultados virão.

Esse é sem dúvida o melhor exercício para flexibilidade. Para variá-lo recomendo que você após algumas séries, comece da casa dois, dedo um, com o objetivo de chegar a casa cinco.

Não tenha medo de errar aqui e invista nas repetições. São elas que o deixarão bom para tocar os acordes com precisão.

 acordes com precisão

Dicas para potencializar os exercícios de alongamento

Os exercícios de alongamento devem ser feitos diariamente para melhores resultados. E por falar em melhores resultados, deixo aqui algumas dicas pessoais para que eles se tornem ainda mais efetivos no objetivo de aumentar a sua flexibilidade.

Uso do metrônomo: o metrônomo é um instrumento que pode ser utilizado tanto para o estudo quanto para a interpretação musical e tem o objetivo de marcar o andamento musical. Utilize-o durante os seus treinos ou qualquer outro bom marcador para que consiga fazer os acordes no tempo certo e sem grandes dificuldades, ao menos sem dificuldades adicionais.

Há aplicativos disponíveis para todas as plataformas que funcionam como bons marcadores e podem ser uma opção para quem está começando.

Aceite o desafio: quando perceber que o exercício de alongamento que passei acabou se tornando fácil, busque treinar com base em acordes que exigem mais flexibilidade. Busque acordes mais abertos e digitações que demandam de força, flexibilidade e coordenação motora fina.

Não permaneça nos mesmos estímulos de sempre, invista em novos desafios, mesmo que eles sejam difíceis no início.

Grave-se treinando: eu costumo dizer isso para os meus alunos porque eu realmente acredito que é algo que ajuda no desenvolvimento do músico. Grave-se enquanto realiza os seus treinamentos e até mesmo enquanto toca. Você terá de fato uma visão do que está fazendo e como está fazendo e isso pode te ajudar a mudar algumas coisas que darão um resultado final muito melhor.

Clique aqui e baixe um presente que preparei para você!

Outros alongamentos que podem te ajudar

Aqui separei outros alongamentos que não demandam do violão, mas que podem, quando feitos de maneira regular, melhorar a sua flexibilidade.

O objetivo de todos estes exercícios é dar aos seus dedos flexibilidade para agirem de maneira independente durante a produção dos acordes de modo com que o mesmo saia com precisão.

Os exercícios de alongamento têm este objetivo e no caso dos exercícios que não envolvem o uso do violão, os mesmos devem ser feitos tanto antes quanto depois de tocá-lo.

Alongue os dedos: Estique o braço direito a sua frente com os dedos levantados. Como se a sua mão estivesse a impedir algo de te tocar.

Com a outra mão puxe levemente os dedos para trás. Segure até sentir uma sensação de repuxe. Até sentir que o tendão está sendo forçado. Repita este exercício, mas agora lembre-se de abaixar os dedos em direção ao chão.

Apoie a outra mão no local onde o relógio fica posicionado e sinta os tendões serem igualmente repuxados.

Repita esse exercício de alongamento no outro braço.

Como mencionei acima, o ideal é que este exercício seja feito tanto antes de tocar quanto depois.

Quer saber como tocar violão passo a passo? Clique aqui e saiba mais!

Exercícios de alongamento para as mãos

Apesar de ser um bom exercício de alongamento, o exercício acima é mais focado no braço. Aqui você encontrará exercícios simples focados principalmente em suas mãos e dedos.

O primeiro deles corresponde a colocar uma pedra de tamanho médio, pode ser uma bolinha também, entre os seus dedos. Por exemplo, entre o indicador e o dedo do meio. Movimente os dedos como se fosse cortar essa pedra. Este exercício pode ser feito entre todos os dedos.

Outro excelente exercício de alongamento é com o uso de um elástico que pode ser bem um elástico de cabelo ou de dinheiro. O ideal aqui é que não haja muito espaço para os dedos. O elástico deve estar justo.

Com isso movimente os dedos aproximando e os afastando. Isso vai dar mais força para os dedos que pode ajudar e muito na hora de fazer os acordes com precisão.

Cuidando da saúde das suas mãos

Sabemos que a principal ferramenta para tocar violão é justamente as mãos, por isso precisamos cuidar e muito bem delas para que possam se manter ativas e saudáveis.

Há um livro muito renomado pelos músicos em todo o mundo que prega justamente uma série de exercícios de alongamento e também de fortalecimento das mãos e dedos para que você possa tocar melhor.

O livro de chama Isometrics Guitarist e dentre os exercícios recomendados separei aqui alguns que gosto e que trazem resultados muito significativos para quem deseja melhorar a sua capacidade de execução de acordes que envolvem a troca entre casas mais distantes.

Pegue uma bolinha e segure-a apenas com o polegar. Você precisará flexioná-lo para mantê-la ali.

Abra e feche e as mãos repetidas vezes, repita o mesmo exercício com a outra mão.

O exercício seguinte é mais indicado como um estímulo de aquecimento, mas que igualmente pode interferir nos seus resultados.

Feche as mãos a ponto da ponta do polegar tocar a ponta do indicador. Abra o mais rápido que puder e repita o movimento algumas vezes. Lembre-se sempre de fazer o exercício com as duas mãos.

Fortaleça a junta dos dedos da seguinte forma: flexione os dedos. Na ponta dos mesmos coloque o dedão da mão oposta e force-o ao encontro dos dedos que devem se manter firmes na posição inicial.

Movimento de relaxamento do pulso que favorecerá na hora de tocar: movimente os pulsos serrados para ambos os lados repetidas vezes.

Outro movimento que pode te ajudar e muito na hora de tocar é o exercício da palheta.

Posicione as mãos como se estivesse a segurar uma palheta. Abra e retraía os dedos algumas vezes.

Com a prática destes exercícios regularmente, em pouco tempo você poderá ver como a sua flexibilidade melhorou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *