Aprender a tocar violão sozinho é possível?

Aprender a tocar violão sozinho é possível?

Tempo de leitura: 3 minutos

Tecnicamente é possível. Com tantas ferramentas em mãos graças à internet, muitas delas gratuitas, é provável que consiga aprender a tocar violão sozinho.

Mas para lhe ajudar a aprender a tocar violão sozinho, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Noções básicas para aprender a tocar violão sozinho

As lições básicas

Dentro das aulas básicas você tem que aprender a segurar o violão, colocar a mão direita e os dedos, a mão esquerda e seus dedos além do antebraço direito e manter as costas retas.

Você também terá que aprender a posicionar corretamente com os dedos indicador e anelar ou, se tocar com um capotraste, aprenda a colocá-lo no local certo. Quando você já souber disso, vá para o ponto número 2.

Clique aqui e baixe um presente que preparei para você!

Os primeiros acordes

Quando você já aprendeu a segurar seu instrumento (você saberá disso desde o primeiro dia, o problema vem quando começamos a aprender notas) é hora de tocar as primeiras cordas.

Aprender os primeiros é fundamental em seu progresso no violão. A título de conhecimento, aqui estão os acordes principais e que você definitivamente deve aprender nesse momento:

  • A
  • C
  • G
  • D
  • F
  • E

Para lhe ajudar, você pode fazer o posicionamento dos dedos no ar em um primeiro momento. Assim, quando você colocar os dedos nas cordas será mais fácil.

O processo e assimilação

Você pode aprender a tocar violão sozinho? A resposta é sim. Agora, tudo explicado nos pontos 1 e 2 pode ser aprendido em uma tarde, no entanto, aqui você tem que ficar um bom tempo, tocando essas notas em músicas diferentes pelo menos por um bom período de tempo (depende da pessoa).

Você deve fazer isso com ritmos diferentes e em velocidades diferentes e com diferentes combinações de notas. A parte da memória é a mais fácil, a parte complexa é a parte do motor, ou seja, fazendo com que seus dedos se movam de uma nota para outra.

A destreza é alcançada aprendendo coisas novas e praticando o que foi aprendido por um período de tempo mais longo do que o que foi aprendido. O próximo passo é continuar subindo com pequenos picos de dificuldade, ou seja, impondo barreiras para si mesmo.

Quando você tiver a necessidade de aprender algo novo, pergunte a si mesmo: Eu já pratiquei o suficiente isso que aprendi? Eu sei como fazer um acorde sem parar para pensar muito tempo?

Ou seja, se você não sabe mudar com agilidade entre os acordes que passei anteriormente, por que vai aprender algo novo que te supere? A única coisa que você vai conseguir é ficar sobrecarregado.

Quer saber como tocar violão passo a passo? Clique aqui e saiba mais!

Aprenda músicas que você gosta

Você já consegue passar de um acorde para o outro rapidamente? Que bom! Você definitivamente conseguiu aprender uma das partes mais difíceis no violão.

Agora, eu recomendo que você pesquise cifras na internet das músicas que você gosta para aprendê-las a tocar. Assim, você irá gostar de praticar e irá se motivar.

Lembre-se, quanto mais você praticar, melhor você ficará. Busque vídeo-aulas na internet e continue seu aprendizado.

Conclusão

E, claro, não se esqueça de se equipar com um bom instrumento musical. É apenas com um bom instrumento musical que você irá conseguir ter um som adequado e um aprendizado correto.

Por isso, é importante, na hora de realizar uma compra, ir em uma loja especializada, onde será possível encontrar suporte adequado.

Gostou de saber mais sobre como aprender a tocar violão sozinho? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

4 Comentários


  1. Gostei estou tendo muita dificuldade em aprender sozinho , principalmente por conta das trocas dos acordes

    Responder

  2. Eu já toco violão há muitos anos, porém ainda estou no nível básico. Estou precisando avançar o meu nível de aprendizado. como posso fazer para subir de nível? Há alguma técnica específica para isso?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *