Quero aprender a tocar violão: como fazer isso?

Quero aprender a tocar violão: como fazer isso?

Tempo de leitura: 7 minutos

Você decidiu e disse: “quero aprender a tocar violão”? Então você veio ao lugar certo.

Para ajudar você a entender mais e responder corretamente ao quero aprender a tocar violão, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Quero aprender a tocar violão: como fazer isso?

Passo 1: O básico do violão.

Aprender a tocar violão começa com o básico do violão. O básico consiste em conhecer as cordas e a colocação dos dedos.

As cordas

Um violão é composto por seis cordas de tamanhos diferentes. De cima para baixo, as cordas são numeradas de 6 a 1. A corda mais grossa na parte superior da guitarra é chamada de Mi baixo ou sexta corda.

Após o Mi baixo, as cordas diminuem de tamanho na seguinte ordem: D, G, E e Mi alto. O Mi baixo tem o som mais profundo ou mais baixo. O Mi alto está na parte inferior da guitarra e é o melhor acorde, que dá o tom mais alto.

Colocação dos dedos

Um dos aspectos mais importantes ao aprender violão é a colocação e a força dos dedos. Antes de tocar notas e acordes, você deve se familiarizar com a colocação dos dedos.

O polegar é usado para segurar o pescoço do violão. O ponteiro, o meio, o dedo anelar e o dedo mindinho serão usados nas cordas. Um bom começo para uma aula de violão permitirá que você se familiarize com onde seus dedos devem ser colocados.

Quando você toca violão pela primeira vez, será difícil para você pressionar a corda. Você deve fortalecer os dedos para se sentir confortável com a sensação. Isso só pode ser feito através da repetição e da prática.

Passo 2: Primeira lição sobre como tocar violão para iniciantes.

Quando alguém diz “ quero aprender a tocar violão“, ele espera tocar uma música imediatamente. Aprender violão não funciona dessa maneira. Você deve dedicar tempo ao básico do violão antes de qualquer outra coisa.

Suas primeiras aulas de violão ajudarão você a colocar e fortalecer seus dedos.

Comece na corda Mi alta. É a corda mais fina e fácil de pressionar. Coloque o dedo no primeiro quadrado, o meio no segundo, o anelar no terceiro e o dedo mindinho no quarto. Coloque cada dedo um de cada vez. Não será agradável, então não se preocupe.

Quando chegar ao 4o traste com o dedo mindinho, solte os dedos e comece de novo. No entanto, desta vez, faça-o em ordem inversa, começando com o dedo pequeno na 4a caixa e terminando com o dedo do dedo indicador na primeira caixa. Isso ajudará você a aprender os movimentos necessários para tocar violão.

Quando estiver confortável com esse movimento, você pode se mover para o 5o quadrado da corda Mi alta ou mover para o 1o quadrado da corda B.

De fato, saber onde colocar os dedos é uma obrigação para iniciantes.

Passo 3: Como aprender acordes de violão

Um acorde de violão é um conjunto de notas tocadas ao mesmo tempo. Quando estiver confortável com a colocação e a força dos dedos, você pode passar para acordes.

Um afinador de violão é uma ferramenta útil para iniciantes. Você pode tocar um acorde perfeitamente, mas se o seu violão estiver desafinado, ele soará horrivelmente. A afinação pode ser feita sem um afinador, mas é mais um passo além do básico para violinistas mais avançados.

Veremos um acorde Mi Menor como um exemplo. Mi Menor é fácil porque usa todas as cordas do violão.

Coloque o dedo médio no 2o quadrado da corda do. Em seguida, coloque o dedo anelar no 2o quadrado da corda G. Segure os dedos no lugar e arranhe cada acorde com um único movimento.

Acordes diferentes usam trastes diferentes, bem como cordas diferentes. Alguns são fáceis de aprender, outros levam mais tempo. Depois de entender melhor o básico do violão, você poderá tocar acordes sem sequer olhar para a tecla.

Passo 4: Como aprender mudanças/progressões de acordes 

Depois de memorizar alguns acordes, você deve aprender como os diferentes acordes estão relacionados entre si. Mudanças e progressões de acordes são a base para escrever músicas e tocar violão com outros músicos.

Uma progressão de acordes é a maneira de descrever uma série de acordes. Sem o conhecimento de certas progressões de acordes padrão, um iniciante pode se perder aprendendo uma música simples. Depois de aprender alguns dos acordos simples que mencionei, você vai querer saber o que fazer com eles!

Por exemplo, depois de tocar Mi Menor, você pode tocar um acorde em Dó Maior. Aprender a fazer a transição entre acordes é a chave para se tornar um violinista.

Progressões de acordes são frequentemente escritas com algarismos romanos. A prática de violão para iniciantes deve ser focada na prática de instrumentos, mas é útil aprender um pouco de teoria.

As progressões simplesmente numeradas incluem I, IV, V, I. Este quatro-cinco-um é uma progressão de acordes padrão e pode ser encontrado em muitas músicas populares hoje. 

Os algarismos romanos referem-se às posições dos acordes na escala. Na escala de Dó maior, uma progressão dos acordes I, IV, V, I significa que você toca os acordes de Dó, Fá, Sol, Dó Maior nessa ordem.

II, V, I é outro conjunto de mudanças de acordes que formam a base de muitos padrões de jazz. É útil conhecer as mudanças que estão acontecendo em seus gêneros favoritos para que você possa aprender a brincar com eles.

Passo 5: Aprenda uma música.

Tocar violão para iniciantes pode ser difícil. Uma das melhores maneiras de melhorar rapidamente é aprender uma música. Aprender uma música simples que você pode cantarolar ou cantar também pode facilitar a prática.

É melhor começar com uma música simples. Uma música que tenha uma progressão de acordes fácil e uma melodia simples é uma boa ideia. Aprender músicas oferece uma ótima plataforma para escrever sua própria música e desenvolver suas habilidades no pescoço.

Depois de ter algumas músicas ao seu alcance, você começará a tocar acordes mais complexos e melodias mais difíceis. A única maneira de realmente ter sucesso é praticar, praticar e ainda praticar!

Conclusão

Aprender a tocar violão levará tempo. Você não pode se tornar o próximo cantor sertanejo se embarcar no processo de aprendizado pensando que poderá tocar uma música difícil na primeira vez que pegar um violão.

Continue, mesmo que tocar se torne um desafio!

Conheça o básico e estude as diferentes partes do violão. Seguindo este guia passo a passo sobre como tocar violão para iniciantes, você deve ser capaz de tocar bem em pouco tempo!

De fato, as cordas e o corpo do violão são os mais importantes para iniciantes. Antes de aprender a tocar músicas, você deve se sentir confortável segurando o violão e movendo os dedos pelas cordas.

Não desanime se você não conseguir entender um certo aspecto básico. Assim como aprender um idioma, tocar violão requer muita prática e dedicação.

Gostou de saber mais sobre como responder a quero aprender a tocar violão? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

4 Comentários


  1. Bom Dia! Sei Tocar Um Pouco Violão. Gostaria Muito De Aprender Mas. Queria Aprender Fazer Solo.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *