Aprender a tocar violão rápido e fácil

Aprender a tocar violão rápido e fácil

Tempo de leitura: 7 minutos

Você quer aprender a tocar violão rápido e fácil, mas não tem dinheiro para fazer aulas de violão? Felizmente, existem muitos recursos que você pode acessar livremente para aprender a tocar suas músicas favoritas no violão. 

Para ajudar você a entender mais sobre aprender a tocar violão rápido e fácil, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Como aprender a tocar violão rápido e fácil?

Afine seu violão

Este é o passo mais importante quando você aprende a tocar violão. Uma vez que seu violão esteja afinado, é relativamente fácil ajustá-lo. No entanto, a primeira afinação de um novo violão é bastante exigente, especialmente se você ainda não desenvolveu a audição para isso. 

Se você comprar seu violão em uma loja de música, pergunte a um funcionário se ele pode afinar seu violão antes de sair da loja. Caso contrário, você também pode pedir a um amigo que toca violão há muito tempo para afinar seu violão. 

Você também pode ir a uma loja de música a qualquer momento mais tarde e pedir a alguém para afinar seu violão. Você pode comprar algo pequeno em troca, por exemplo, algumas palhetas. 

Uma vez que seu violão esteja afinado, você deve verificar se o violão ainda está afinado antes de cada treino:

  • Baixe um aplicativo para o seu telefone para afinar o violão. Gstrings é um aplicativo popular para Android, Guitar Tuna é adequado para o iPhone.
  • Toque cada corda individualmente e certifique-se de que cada corda soe alto e claro.
  • Gire o vórtice apropriado para a respectiva corda na direção certa até que o aplicativo avise que a corda tem o tom certo.
  • Repita este processo para todas as cordas até que todo o seu violão esteja afinado.

Estude e numere suas cordas e trastes

Segure seu violão como se estivesse tocando e olhe para o braço.

A corda apontando para você é a corda E. Começando com E, de cima para baixo na escala, as cordas E, A, D, G, h e e estão localizadas. 

O traste mais próximo da cabeça do violão (e mais distante do seu corpo) é o primeiro traste. O próximo é o segundo, depois o terceiro, etc.

A maioria dos violões tem símbolos no braço que permitem que o violinista atribua o traste sem ter que contá-los. 

Olhe para uma nota vazia

A maneira mais fácil de aprender a tocar violão rápido e fácil é ver uma nota vazia. 

Uma nota vazia simplesmente mostra as seis cordas do violão, que são rotuladas como se o violão estivesse deitado no seu colo com o rosto para cima: a corda E está na parte inferior e a corda e está na parte superior.

E ———————

B ———————-

G —————————-

D ———————-

A ———————-

E —————————-

Saiba como os trastes são marcados

Uma nota contém números colocados em linhas para expressar qual corda deve ser atingida em qual traste do braço. 

Se uma linha tiver um 0, isso significa que você deve tocar uma corda vazia. Por exemplo, na tablatura a seguir, você só deve bater a sexta corda no terceiro traste:

E ———————

B ———————-

G —————————-

D ———————-

A ———————-

E —-3———————–

Toque vários sons ao mesmo tempo

Para criar um acorde, você deve tocar várias cordas ao mesmo tempo. Na tablatura, um acorde é caracterizado por uma pluralidade de números dispostos verticalmente. 

Todas as cadeias de caracteres que não devem ser atingidas (ou seja, são mudas) são marcadas com um X. Por exemplo, o acorde Lá maior é representado da seguinte maneira:

E ———————–

B ——–2———————

G ——-2———————-

D ——-2——————-

A ———————-

E ——X—————

Neste acorde, a sexta corda não é tocada, a quinta é tocada abertamente, a quarta, terceira e segunda são agarrados no segundo traste e a primeira corda é tocada aberta novamente. Quando todos os seus dedos estão em posição, você bate em todas as cordas de uma só vez.

Encontre e aprenda tablaturas para suas músicas favoritas

Há toda uma série de sites onde você pode encontrar a tablatura de praticamente qualquer música gratuitamente. Procure suas músicas favoritas lá.

Pratique regularmente

Pode acontecer que nas primeiras vezes que você olha para tablatura, você acabe um pouco frustrado. 

Existem muitos números, e demora um pouco para o cérebro se acostumar a passar essas informações para os dedos. Mas não desista! Com um pouco de tempo e prática, você progredirá rapidamente.

Encontre um parceiro de música

Desde o início dos tempos, a humanidade fez música na companhia de outros.

Fazê-lo pode ser interessante, porque grande parte da prática que fazemos é feita sozinhos, mas a grande maioria de nós acaba querendo tocar música com outras pessoas.

Encontre um amigo que também esteja aprendendo a tocar violão (não importa se ele é melhor ou pior do que você, mas o importante é que ele esteja em lugares semelhantes no processo de aprendizagem) e comece a tocar.

Escolha músicas para aprender a cada semana ou duas, conheça e toque. Faça seus próprios arranjos de músicas, cante-as, crie harmonias e, acima de tudo, divirta-se. Acho que é uma das coisas mais divertidas que você pode fazer com alguém.

Grave a si mesmo enquanto toca

Ou, ouse fazer uma apresentação ao vivo. A música é feita para ser compartilhada; é uma parte importante de todo o processo criativo.

Saber que você vai criar música e depois mostrá-la aos outros é um bom agente motivador, dessa forma, suas práticas e aprendizado terão um impulso maior.

Se você não tem certeza de onde poderia se apresentar ao vivo, ou não se sente muito confortável com a ideia, tente gravar a si mesmo fazendo um cover de alguma música, mesmo que seja algo pequeno.

Gravar a si mesmo não é apenas uma maneira satisfatória de avaliar seu progresso, mas é uma boa maneira de melhorar.

Quando você se vê em vídeo, percebe o que precisa melhorar.

Encontrar lugares para aparecer pode ser fácil; muitos bares tendem a aceitar pessoas.

Então anime-se e se destaque com aquelas músicas em que você tem trabalhado. Seja amigável e conheça outras pessoas que também são apaixonadas por música. É uma boa maneira de conhecer o mundo e fazer novos amigos.

Conclusões

O mais importante ao aprender a tocar violão é simplesmente não perder a motivação.

Qualquer coisa que valha a pena aprender sempre representará um desafio. Tente descobrir quais partes de tocar violão você gosta e concentre-se em aprender isso primeiro.

Concentre-se em seus pontos fortes e, antes que perceba, você estará tocando violão melhor do que poderia imaginar.

Com o tempo, você também perceberá as coisas que precisa melhorar.

Mas acima de tudo, divirta-se. O que quer que o divirta no mundo da música é o que você definitivamente deveria estar fazendo.

Gostou de saber mais sobre como aprender a tocar violão rápido e fácil? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

2 Comentários


  1. Boa tarde!!
    Já faço aula, mas estou um pouco desanimado,tenho uma guitarra e dois violões de aço e náilon.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *