Aprender violão: 7 benefícios que você precisa conhecer

Tempo de leitura: 7 minutos

De fato, aprender violão não é algo tão simples como muitas pessoas podem dizer. É preciso muito treino, concentração e dedicação para alcançar os resultados desejados.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como aprender violão, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

7 benefícios de aprender violão que você precisa conhecer

1. Aprender a tocar violão deixa você mais esperto.

Novas estruturas se desenvolvem em seu cérebro quando você aprende algo novo. Por exemplo, as crianças que crescem bilíngues crescem de maneira mais inteligente porque desenvolvem mais dessas estruturas. Eles podem raciocinar tudo de duas perspectivas.

Isso se aplica não apenas à linguagem, mas também ao aprendizado de tocar violão. O cérebro é um tipo de músculo e aprender a tocar um instrumento é um bom exercício cerebral. 

Você tem que praticar regularmente e você é regularmente recompensado com um progresso perceptível. Os alunos estão emocionalmente envolvidos em tocar violão

2. Mudanças e incentivos são sempre bons para você.

Não são apenas as crianças que se beneficiam de aprender a tocar violão. Mesmo quando você tem 60 anos, é bom para você e o seu cérebro é estimulado.

Você treina sua memória, mantém sua mente flexível e também melhora sua concentração ao aprender a tocar violão. Nunca é tarde demais para aprender algo novo, mas é sempre cedo demais para não fazer nada.  

3.  Você aprende a realizar múltiplas tarefas, planejar e melhorar sua coordenação.

Um músico deve ser capaz de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Ler a música, posicionar bem a mão e pensar no futuro, porque você tem que tocar, ouvir e acompanhar cada nota.

Embora pareça difícil, isso é muito comum para um músico. É por isso que eu sempre digo: ‘Prática leva à perfeição’. Todos podem aprender isso com as lições certas; você também.

4.  Melhora a linguagem e matemática.

Embora digamos que a criatividade em geral ocorra mais na metade direita do cérebro e o conhecimento científico na metade esquerda, a música parece conectá-los bem. 

Acontece que os alunos melhoram em cerca de 20% em matemática e linguagem quando também fazem educação musical. O que não é surpreendente quando você olha mais profundamente para os ritmos e sequências de acordes.

Se você pode ler em português, você pode ler as notas musicais, isso ocorre porque todo o seu conhecimento de violão é, naturalmente, uma maravilha da linguagem. 

5.  Aprender a tocar violão torna você mais criativo e empático.

Tocar um instrumento não é apenas um bom ponto de descarga para a sua criatividade, mas também literalmente o torna mais criativo. Isso porque, ao aprender a tocar um instrumento, você desenvolve novas estruturas em seu cérebro. 

Sim, o cérebro humano é complicado e muitas coisas estão conectadas. Até neuropsicólogos ainda não conhecem os detalhes. O que eles descobriram é que a cognição social (empatia) é mais forte nos músicos.

Mas tenho falado muito sobre os benefícios no cérebro e no desenvolvimento pessoal. Aprender a tocar violão traz muitos mais benefícios.

Clique aqui e baixe um presente que preparei para você!

aprender violão
Aprender violão Fonte: Canva Pro

6. Tocar violão é social

Nenhum instrumento é tão ideal quanto o violão para evocar uma festa ou uma roda de amigos. É um instrumento compacto, ideal para mochilar, soa bem (se você sabe como afinar o violão), pode ser encontrado em tantos lugares que você pode tocar uma música em todos os lugares e isso sempre contribui para a atmosfera. 

Todo mundo ama música. Grupos inteiros podem cantar junto com seu violão. Porque sim, você mal consegue cantar junto com alguns acordes soltos.

Mas a boa notícia é que aprender uma música não é tão difícil assim. Se você se concentrar em aprender a tocar uma música, você terá uma música em seu repertório musical por um tempo. 

Desta forma, você pode então começar com poucas músicas em seu repertório. Então, ir aumentando gradativamente. Isso tudo faz parte do processo de aprendizagem. E também é divertido de se fazer.

3 bons conselhos para aprender violão

Pratique alguns minutos, mas com frequência

Outro erro que cometemos quando começamos a aprender um instrumento é dedicar 2 horas por dia a ele e depois não tocar nada por semanas.

Está cientificamente comprovado por inúmeros estudos de universidades de prestígio que o cérebro humano tem atenção limitada. Quando você prática por muitas horas seguidas, você acaba não aprendendo.

Sua mente está sobrecarregada e para de prestar atenção, então seu aprendizado não progride como deveria.

Todos os estudos indicam que é melhor praticar algo em períodos de 15 a 30 minutos por dia periodicamente. É muito mais eficaz, porque seu cérebro está fresco e focado na tarefa que tem que fazer.

Portanto, meu conselho para aprender violão mais fácil e rápido é que você escolha vários dias por semana, quando pode praticar cerca de 15 minutos.

E, se possível, pratique diariamente em várias sessões de 15 ou 20 minutos com descanso entre cada sessão, dessa forma, você aprenderá muito mais rápido.

Divida e ganhe

Na verdade, essa frase é verdadeira, e eu a aplico ao violão.

Quando você quer comer chocolate, você o corta para comê-lo pouco a pouco, porque é mais fácil de mastigar e digerir, do que se você colocasse a barra inteira na boca, certo?

Bem, quando você quiser aprender uma música, faça o mesmo, divida-a em seções: introdução, verso, refrão…

Em seguida, divida cada peça de volta em fragmentos menores e, se necessário, em várias peças que são fáceis de digerir.

Uma vez que você divida corretamente, aprenda o próximo e o outro… Dessa forma, você poderá facilitar seu aprendizado, já que é mais fácil fazê-lo em segmentos.

Ouça-me, divida e você ganhará.

Aprender violão Fonte: Canva Pro

Aprenda uma técnica de violão de cada vez

Quando você toca violão, você não precisa apenas aprender a técnica da mão esquerda e da mão direita, mas também dos dedos, que têm os seus próprios movimentos.

E então você também tem que tocar o ritmo certo, manter a batida e, se possível, cantarolar bem! Assim sendo, se você quiser aprender tudo isso de uma só vez, nunca chegará lá. Desta forma, comece de forma simples. Aprenda as técnicas de violão uma por uma.

Por exemplo, comece com um ritmo de batida simples, sem acordes. E então uma batida simples, com acordes. E então você cuidadosamente muda os acordes. 

Após isso, você começa de novo com um ritmo de batida um pouco menos simples. Na sequência, você passa pelos mesmos exercícios. Desta forma, você continua se divertindo nos exercícios e logo notará um enorme progresso. 

Aprenda a entender a música

Se você entende como a música funciona, você também aprende a tocar violão com mais facilidade. Pegue a música sertaneja, por exemplo, que quase sempre consiste em uma introdução, com vários dísticos e refrãos. 

Depois de reconhecê-los e saber onde eles estão em uma música, você também pode memorizar as letras e os acordes com mais facilidade.

Gostou de saber mais sobre como aprender violão? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *