Aulas para aprender a tocar violão

Reading time: 7 minutes

Não está claro para muitas pessoas o que está envolvido se você quiser começar aulas para aprender a tocar violão. Dessa forma, surgem perguntas como: 

  • Que tipo de violão é adequado para iniciantes?
  • Eu tenho que ter aulas particulares ou seguir outro método de ensino?

E provavelmente há muito mais perguntas que você tem antes de começar aulas para aprender a tocar violão

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre as aulas para aprender a tocar violão, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Aulas para aprender a tocar violão: passo a passo

Sempre mantenha seu violão perto de você, no seu ambiente

Isso pode parecer óbvio… e ainda assim! Ver seu violão diariamente e mantê-lo à mão é um fator significativo para manter a motivação e o desejo de praticar seu instrumento. 

Aprender violão de forma eficaz requer necessariamente passar por essa etapa e torná-la um bom hábito. Se o seu violão faz parte da sua “decoração”, orgulhosamente exibido em sua sala de estar ou quarto, você terá muito mais espontaneidade para tocá-lo.

Da mesma forma: seu instrumento deve agradá-lo visualmente. Mesmo que pareça óbvio, um violão que você acha bonito e agradável aos olhos lhe dará muito mais orgulho e desejo de tocá-lo.

O melhor conselho para o músico iniciante é ter seu violão por perto para tocar

Crie uma rotina simples e eficaz

Quando você estiver prestes a tocar violão, estabeleça sua própria série de exercícios de acordo com o seu nível que você repetirá em cada início de sua prática.

Por exemplo, se você é um iniciante em violão, depois de se aquecer: pratique soar todos os acordes básicos e depois refaça-os sem olhar para o pescoço. Ou trabalhe seu acordes de barra, por 2 minutos, sem necessidade de mais!

Em suma, se você já sabe tocar músicas, reproduza a música ou melodia inteira em que está trabalhando uma vez.

De fato, suas rotinas, é claro, evoluirão ao longo do tempo, no ritmo do seu progresso. Eu realmente recomendo que você se atenha a essa disciplina: 5 minutos são suficientes e isso permitirá que você configure automações!

Aulas para aprender a tocar violão
Aulas para aprender a tocar violão Fonte: Canva Pro

Ouça música e explore vários estilos musicais

Eu sei por experiência própria que quando um aluno durante um estágio me diz que “ama sertanejo e quer aprender esse estilo” ou “Eu sou fã do Nirvana, eu gostaria de tocar essa música precisa”, ele progredirá mais rápido no violão do que um estudante que me diz que “ouve tudo”. 

O problema é que ser muito generalista impedirá que você refine seus objetivos como aprendiz de violão! Quanto mais apaixonados formos, mais gostamos de aprender e mais rápido será o seu progresso.

Faça um teste rápido: cite pelo menos uma banda, música ou estilo de música que você gostaria de tocar no violão. Se você não pode nomear um único, isso significa que você precisa desenvolver sua audição, bem como seu ouvido musical.

Quando você é um iniciante em violão, é importante estar curioso, você pode começar explorando a discografia de uma banda que fala um pouco com você, por exemplo, pedir recomendações de seus entes queridos ou ir ao Youtube e Spotify para ouvir listas de reprodução de artistas e gêneros semelhantes.

Quanto mais música você ouvir e, se possível, tocar no violão, mais motivado você estará em seu aprendizado!

Clique aqui e baixe um presente que preparei para você!

Defina metas de curto e longo prazo

Definir metas claras e alcançáveis permite que você enquadre seu aprendizado de violão! Sem isso, corremos o risco de nos espalhar… e desistir rapidamente. Esta é uma dica para iniciantes em violão fundamental.

  • Um exemplo de um objetivo de curto prazo seria ser capaz de tocar uma sequência de acordes específica ou tocar uma música ou melodia mais rápido.
  • Um exemplo de um objetivo de longo prazo pode ser aprender várias peças da discografia do seu grupo/cantor favorito.

Este método permite que você divida as grandes metas a que você aspira em metas menores. E é acumulando pequenas vitórias que progredimos em direção a grandes conquistas!

Se você for regular, dentro de 1 ou 2 meses ficará impressionado com sua evolução na prática da violão!

Cante tudo o que ouvir!

Em suma, não importa se você canta feio! Não há necessidade de conhecer a letra ou ter a voz de Celine Dion: o que importa aqui é simplesmente capturar a melodia!

Cantar permitirá que você integre o ritmo, para senti-lo melhor. Comece e liberte-se de qualquer desconforto!

De fato, fazer este exercício com todas as músicas que você gosta permitirá que você absorva a música, a sinta completamente. Divirta-se, divirta-se! Seu progresso no seu aprendizado de violão só será mais rápido!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre aulas para aprender a tocar violão, vou lhe dar algumas dicas para aprender uma batida de violão.

3 dicas para você aprender a tocar uma batida de violão

Aprenda com a música que você está aprendendo em segundo plano

Coloque a música no Youtube ou no telefone, enfim, onde você desejar e diminua o som um pouco, certificando-se de ouvir a música o suficiente enquanto se concentra no seu violão.

Assim, você pode tentar acompanhar o ritmo (pelo menos para mudanças de acordes) da música. Este método deve proporcionar prazer, mesmo que você tenha acabado de começar a tocar violão. Também será precioso para quando você começar a se acompanhar cantando.

Apenas diminua a mudança de acordes

De fato, para iniciantes, a maneira mais fácil é começar imediatamente com uma música é diminuir a quantidade de acordes.

Se o seu problema é mudar o acorde na hora certa em relação ao ritmo, tudo o que você precisa fazer é encontrar o momento certo na música e reproduzi-lo. Você pode colocar uma anotação nas letras (que você pode imprimir) a cada alteração.

Mais tarde, você adicionará gradualmente mais movimentos, para finalmente tocar o ritmo real.

Aulas para aprender a tocar violão
Aulas para aprender a tocar violão Fonte: Canva Pro

Divida o ritmo várias vezes e toque-o vazio

De fato, este conselho é válido para qualquer ritmo, do mais simples ao mais complicado (especialmente para os mais complicados). Você pode aplicá-lo mesmo sem tocar os acordes, e mesmo sem pegar seu violão na mão! O objetivo é que o ritmo entre no cérebro e no pulso. 

Assim, divida o ritmo em várias partes, que geralmente correspondem ao número de batidas. Para um ritmo em 4 vezes, divida-o em 4 partes, depois trabalhe a primeira parte 1 sozinha, depois a 2, treine a 1 e a 2 juntas, faça a 3 somente, depois as três primeiras juntas, depois a quarta e última parte sozinha e, finalmente, todo o ritmo.

Conclusão

Em suma, essas dicas podem ser muito úteis se você está tentando aprender uma batida de violão. Contudo, certamente a melhor dica é treinar com regularidade, só assim, você poderá ver progresso em seu processo de aprendizagem.

Gostou de saber mais sobre como aprender com aulas para aprender a tocar violão? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *