Curso online de violão: o que você irá aprender?

Tempo de leitura: 7 minutos

Talvez você tenha semanas ocupadas. Entre a escola, o trabalho ou a família, fazer uma aula de violão durante todo o ano com um professor não é uma opção para você. Contudo, saiba que é possível saber como aprender violão através de um curso online de violão.

Se você quer saber como aprender violão sozinho, provavelmente deduzo que você gosta de seguir seu próprio ritmo, sem nenhuma restrição externa. Contudo, é sempre importante saber o que deve ser levado em consideração.

Para ajudar você a entender mais sobre como aprender violão com um curso online de violão, eu preparei o artigo de hoje com alguns dos assuntos que você deve prestar atenção. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que você irá estudar em um curso online de violão?

Fazer exercícios de flexibilização

Os exercícios de flexibilização costumam ser entediantes, realmente não vemos o interesse. No entanto, eles permitem “dissociar” os movimentos dos dedos, o que permitirá mais tarde uma maior fluidez de movimento. 

Existem milhares de combinações deste tipo de exercício, você pode até inventar seus próprios modelos. Não se esqueça de tocar com um metrônomo, que permite adquirir imediatamente um senso de ritmo bem colocado.

Se você tiver coragem, pratique estes exercícios com os olhos fechados, eles permitirão que você obtenha um mapa mental (visualização) do braço do violão. Você verá que em apenas alguns dias seu nível de violão será literalmente multiplicado!

Aprender a ler tablaturas e acordes

A leitura de tablaturas e acordes é mais fácil do que parece: indica quais cordas pressionar e com quais dedos. Para aprender mais rápido, treine com acordes simples que o farão trabalhar na leitura de tablaturas, no posicionamento dos dedos e na transição entre acordes. 

A leitura de tablaturas é importante, especialmente quando você é iniciante, porque a orelha ainda não está treinada para identificar cada acorde. Se você quiser tocar uma música, a tablatura fornecerá notas precisas para tocar.

Aprender a tocar acordes abertos

Simplificando, são acordes para os quais não pressionamos todas as cordas, acordes simplificados. Essa é uma das primeiras coisas que os aprendizes de violão aprendem a dominar: passar de um acordo aberto para outro. Os principais acordos abertos são:

  • E (E maior)
  • Em (Mi menor)
  • A (Lá)
  • Am (Lá menor)
  • D (Ré maior)
  • G (Sol maior)
  • C (C maior)

Claro que existem outros, mas a partir dessas posições é possível aprender muitos acordos diferentes. Ao trabalhar a posição de seus dedos nos acordes abertos, você mobilizará seus músculos e flexibilidade, essenciais para adquirir a agilidade.

Aproveite o tempo para pressionar as cordas para fazer um bom acorde equilibrado. Se uma corda estiver enrolada (produz um som desagradável, como se algo estivesse interferindo na vibração), verifique se a ponta dos dedos repousa bem nas caixas relacionadas às cordas. 

Qualquer iniciante precisa de treinamento antes de tocar um acorde, então não fique decepcionado se o som do acorde não está totalmente certo. Seu dedo irá se encaixar melhor com o passar do tempo.

Aprender os ritmos

Uma das coisas essenciais para saber como aprender violão, é aprender um pouco mais sobre os ritmos do violão.

De fato, hoje existem diversos exercícios na internet que podem te ajudar nisso. Isso tornará o processo mais fácil e simplificado.

Os ritmos são fundamentais para que você ouça as melodias das músicas saindo do seu violão. Além disso, no início pode ser um pouco difícil movimentar os dedos das duas mãos de forma diferente. Contudo, o processo se tornará mais fácil a partir do momento em que você treinar todos os dias.

Agora que você já sabe o que irá aprender em um curso online de violão, vou lhe dar algumas dicas para escolher um bom violão.

Curso online de violão
Curso online de violão Fonte: Canva Pro

Dicas para escolher um violão para iniciantes

1. Preço

Os valores dos violões mudam de acordo com a marca, madeira, estilo musical e experiência, pois alguns instrumentos são mais aprimorados para profissionais da música, poderem realizar algum acorde específico.

Além disso, o equipamento comprado deve se adequar a quantia que você está disposto a gastar, pois o violão não pode atrapalhar as suas finanças.

2. Madeira laminada ou sólida

Violões com acabamentos sólidos são mais caros porque a potência do som é maior quando comparado aos equipamentos de acabamento laminados. 

Desta forma, os equipamentos com acabamento laminados, por não possuir uma vibração boa tem o som baixo. Entretanto, você deve adquirir o violão que melhor se adeque as suas condições financeiras.

Clique aqui e baixe um presente que preparei para você!

3. Habilidade

Você está no processo de aprendizagem. Assim sendo, é interessante adquirir um instrumento não muito caro, mas que se adeque as suas necessidades. 

Isso é muito importante, pois quando estamos aprendendo alguma coisa cometemos alguns erros, desde a afinação do equipamento até o simples gesto de guardá-lo. 

Por conta disso, você deve comprar um violão resistente com preço acessível, pois um equipamento muito barato pode apresentar alguns problemas de manutenção ao longo do tempo, além de não atender suas necessidades, o que pode fazer você desistir de aprender a música.

4. Tipos de violão

Depende da finalidade que o instrumento será utilizado e altura do som que você gosta quando está tocando, existem dois tipos de som que devem ser analisados no ato da compra, sendo eles:

  • Acústico

Muito indicado para aqueles que estão começando os seus estudos, pois o som é ambiente. Além disso, se você for fazer alguma apresentação pode utilizar captadores externos ou microfones para poder ampliar o som.

  • Eletroacústico

Já vem com amplificadores próprios e também podem ser ligados em caixas de som através de um cabo próprio para isso, além disso, é possível utilizá-lo com os amplificadores desligados, dessa forma, o som será um pouco mais baixo. 

As pessoas que adquirem esse tipo de violão já possuem experiência, pois são mais utilizados em igrejas, casas de shows, bares e em estúdios.

curso online de violão
Curso online de violão Fonte: Canva Pro

5. Alguém experiente

Quando for comprar seu violão peça para alguém com experiência lhe acompanhar, pois ele poderá ajudar a verificar a qualidade do material utilizado para fazer o instrumento, além de indicar aquele que melhor se encaixa com o perfil de iniciante.

6. Alguns aspectos

Bata na madeira do instrumento para verificar a potência do som. Se o eco for alto quer dizer que o som é grave, agora se for baixo é porque ele possui um timbre mais acentuado.

As cordas também devem ser verificadas, pois enquanto mais perto elas estiverem mais fácil será tocar o violão.

7. Madeira

A principal dica, pois você precisa saber qual tipo de som pretende fazer para poder adquirir o seu violão. O som está ligado diretamente a madeira que compõe o violão, dessa forma, conheça as mais comuns.

Portanto, essas dicas irão ajudar você a escolher o instrumento que melhor se adequa as suas necessidades, visto que muitos iniciantes se sentem perdidos no momento de comprar o seu violão.

Gostou de saber mais sobre o que você irá aprender em um curso online de violão? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *