Reading time: 8 minutes
Você quer saber como aprender tocar violão em pouco tempo? Se sim, então, você está no lugar certo!
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como aprender tocar violão, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Como aprender tocar violão?
Aprenda a teoria
Aprender acordes é suficiente para se divertir tocando e entretendo em festas de amigos. Neste sentido, com cinco acordes, você pode tocar quase qualquer coisa. Se você também aprender as transições entre acordes, poderá surpreender a todos com suas qualidades.
Vale destacar que os acordes são os mais importantes no início, mas, aprender sobre teoria musical é uma parte importante para músicos sérios.
Experimente diferentes palhetas
Uma palheta é o pequeno pedaço triangular de plástico, com o qual, as cordas são atingidas. Ao longo dos anos, muitas palhetas diferentes foram desenvolvidas, desde material macio, material duro e até palhetas de metal.
Deste modo, cada paleta dá um toque diferente à música, sendo que para tocar violão em pouco tempo, você deve aprender como usar uma palheta.
Assim sendo, para começar, tente primeiro comprar um par de palhetas de diferentes durezas ou materiais para ver qual é o melhor som que você consegue. Você ficará surpreso com a diferença no som.
Obtenha um capotraste
Um capotraste, é um grampo que você prende sobre o braço do violão. Com ele é possível pressionar todas as cordas. Deste modo, na verdade ele encurta o pescoço e, portanto, aumenta a tecla.
Deste modo, você pode usar um capotraste, por exemplo, se você quer tocar violão em pouco tempo. Neste sentido, quando você vê o braço de um violão, pode ver que mais perto do corpo as casas estão mais próximas.
Ao colocar um capotraste no braço, portanto, você pode praticar os acordes normais, mas, mais perto do corpo. Assim sendo, fica mais fácil para quem está começando!
Vale destacar ainda que existem muitos tipos diferentes de capotrastes. Alguns com uma pinça, outros com uma banda. E alguns capotrastes não passam por todas as cordas, mas são usados especificamente para algumas cordas.
Você deve colocar um capotraste o mais próximo possível na casa, para que a corda não vibre e faça ruídos indesejados.
Em qualquer caso, nunca deixe durante a noite. Às vezes é necessário afinar o violão novamente se você colocou um capotraste. Então, primeiro coloque o capotraste e depois veja se o violão ainda está afinado.
Não fique frustrado
Por fim, as pessoas podem rapidamente ficar frustradas quando querem tocar violão em pouco tempo. Isso porque parece tão fácil quando você vê alguém tocando, especialmente se eles estão se divertindo com os membros da banda ou com o público.
Neste sentido, se você tem um bom violão e está relaxado, é principalmente uma questão de continuar praticando.
Assim sendo, tente relaxar e pratique o máximo possível. Dê um passeio com a música que você quer aprender a tocar nos seus ouvidos. Se você ajustar o som para ouvir menos graves e tons mais altos, poderá obter o melhor som.
Além disso, certifique-se de que um metrônomo ou um aplicativo esteja definindo o andamento correto ao praticar. Por conta própria, você tende a acelerar rapidamente enquanto toca.
Clique aqui e baixe um presente que preparei para você!
Principais erros quando se começa a fazer aulas de violão
1. Duvidar demais do violão certo
Como iniciante, você provavelmente escolherá um destes três tipos de violão: Um violão clássico, um violão ocidental ou um violão elétrico.
Além disso, existem, de modo geral, dois tipos de violões acústicos: O clássico e o ocidental. Esses modelos usam cordas de nylon, para que você possa contar com um som básico relativamente quente.
O violão elétrico difere dos tipos acima em muitos aspectos. Por exemplo, os violões elétricos têm um corpo sólido e sem caixa de som, tornando o violão muito mais fino, mas também um pouco mais pesado.
Você está apenas começando? Então não é aconselhável começar em um violão elétrico. Portanto, comece de preferência em um violão clássico ou ocidental.
Além disso, com um violão elétrico, você dependerá em toda vez, de um amplificador, tornando-o menos fácil de transportar. Um violão com cordas de aço pode ser um pouco mais sensível aos seus dedos no começo, mas você se acostuma com isso ao longo do tempo.
Não hesite muito sobre qual violão tocar e siga seus sentimentos. Com o que você se sente mais confortável?
Se você puder responder a essa pergunta, é mais provável que você use e pratique o instrumento. Desta forma, você também irá melhorar rapidamente, o que aumenta a diversão de tocar.
2. Tocar sem um aquecimento
Um atleta profissional nunca entra em campo até que tenha feito um bom aquecimento. Isso não é para roubar o show, mas para soltar os músculos e, assim, evitar lesões.
O mesmo se aplica aos músicos. Talvez o esforço não seja tão físico quanto o dos esportistas, mas a ideia continua a mesma.
Os músicos iniciantes, que tocam violão, muitas vezes querem aprender tudo em rápida sucessão. Em si mesmo, é bom que você esteja ansioso para aprender, mas você se sente bem com todas as sessões de prática?
Portanto, toque algo que você domina bem por pelo menos 3 minutos. Então você entrará em uma nova sessão com um bom sentimento e confiança suficiente.
Assim sendo, com um aquecimento, você também notará que seu novo material é mais fácil de absorver e, devido a esses poucos minutos, você cometerá erros com menos rapidez.
Para isso, aqueça bem suas mãos. Comece aquecendo os pulsos, girando-o algumas vezes. Em seguida, passe para os dedos, com os quais você também faz movimentos rotativos. Certifique-se de que cada dedo gire separadamente do outro. Alterne com a massagem para estimular a circulação sanguínea.
Além disso, os exercícios de alongamento proporcionam uma ação direcionada e, em última análise, isso leva a uma melhor postura. Espalhe os dedos o máximo possível e puxe os topos para trás, mas tenha cuidado para não o forçar.
3. Não praticar o suficiente
Certamente, no período inicial, é importante que você continue praticando consistentemente. Mesmo que seja apenas quinze minutos por dia.
Isso porque, se você praticar todos os dias durante uma semana, não na semana seguinte, e depois praticar quinze minutos por dia, perceberá que não está progredindo rapidamente.
Aprender a tocar violão é um processo. Você pode compará-lo com o aprendizado de andar de bicicleta ou aprender uma língua estrangeira.
Você não pode ler isso para um, mas pode fazê-lo se praticar consistentemente semanalmente. Quando você prática bastante, você notará que as coisas estão ficando mais fáceis e melhores.
Além disso, mesmo que você tenha um violão muito bom e tenha as melhores lições com um professor de violão foda, se você não for consistente com a prática, isso não o ajudará!
Portanto, faça um plano para você quando começar a praticar. Certamente no começo isso é melhor para os seus dedos. Ao praticar todos os dias, você aprende mais de uma vez por semana por algumas horas seguidas. Por fim, escolha um horário fixo por dia para que se torne um hábito.
4. Não ser paciente
Quando você começa a tocar violão, é quase impossível tocar músicas perfeitas uma após a outra no dia seguinte. A teoria (tão importante) às vezes pode ser um pouco seca, mas leve isso a sério!
Você certamente se beneficiará disso a longo prazo. Não há músico que possa tocar suavemente em uma semana. Então seja paciente. Aprender tudo o mais rapidamente possível em sucessão não faz sentido. É um processo que leva tempo e energia, mas isso só vai beneficiar você.
Gostou de saber mais sobre como aprender tocar violão? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!